Relatos de Experiência
Agradeço a Deus por ter apresentado o nosso Trabalho e ser um dos premiados na Pré -Mept e também por ser um dos Selecionados para MEPT de São Borja. Parabéns pra nós meninas Patricia Ribeiro e Micheli Oliveira.Também o trabalho que a colega Patrícia Ribeiro apresentou foi um dos selecionados na categoria de Poster, com o titulo:Lousa Interativa Digital: Uma Ferramenta de Ensino e Aprendizagem.
Não sei como explicar o tamanho da minha Felicidade,Obrigado aos Professores, pelas orientações e ajuda: Adao Cambraia, Márcia Fink, Josué Rigue, Paola Cavalheiro Ponciano Braga e Marileia Moraes.
Trabalhos Premiados na Pré-Mept de IFFarroupilha Campus Santo Augusto e Trabalhos Selecionados para MEPT de São Borja
Relato de Experiências
O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO SOB A ÓTICA DOCENTE
Apresentador(a):DAIANE PORTELA AGUIAR DE MOURA- orientadora: Márcia Fink
Resumo do trabalho
O presente trabalho tem
como objetivo compreender e incentivar a utilização de softwares educativos nas
instituições de ensino na visão do docente, estimulando-os a inovar sua
metodologia de ensino dinamizando os conteúdos através de software educacional. Com esse intuito foi elaborada uma pesquisa
em três municípios do Rio Grande do Sul, Bom Progresso, Redentora e Inhacorá,
onde foram entrevistados professores da rede municipal e estadual de ensino
fundamental, que tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar um determinado
Software Educacional, e posteriormente opinar sobre suas funcionalidades e se
este realmente o auxilia em sala de aula. Ao apresentarmos o software
educacional aos professores, percebeu-se um grande interesse dos mesmos em
aplicar a ferramenta em sala de aula, contribuindo assim para uma aprendizagem
interativa, onde os alunos aprendem brincando. O estudo contribuiu para saber
se os professores aceitam ou não a utilização de software educacional, de modo
que identificamos que parte dos entrevistados relataram conhecer essa
tecnologia, porém, nem todos a utilizam. Os pressupostos acerca desta
constatação estão baseados em alguns fatores, sendo eles: o professor não tem
oportunidades de usar o software; outros não tem conhecimento específico da
área da informática; ou ainda falta infraestrutura ou mesmo profissional da
área de informática para atuar na escola dando suporte ao professor durante a
utilização das tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário